Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

Aquecimento global em Júpiter

O que a ciência diz...

Júpiter não está aquecendo e, de qualquer modo, o sol está esfriando.

Argumento cético...

Júpiter está aquecendo

"Uma nova tempestade e uma nova mancha vermelha em Júpiter indicam mudanças climáticas, explicaram ontem o USA TODAY e dúzias de outras fontes. São esperadas mudanças nas temperaturas de até 10 graus Fahrenheit em diferentes locais do planeta. Pelo menos próximo à nova mancha e ao equador, não se  espera nada menos do que um aquecimento global" (fonte: The Reference Frame).

Este argumento é parte de um argumento maior que diz que outros planetas também estão aquecendo. Se isso está acontecendo em todo o sistema solar, claramente deve ser o sol que está causando o aumento das temperaturas – incluindo aqui na Terra.

É curioso que essa teoria dependa tanto de informações escassas – o que nós sabemos sobre o clima nos outros planetas e sua história? – mesmo assim seus proponentes ignoram firmemente as mais irrefutáveis evidências contra ela. Ao longo dos últimos cinquenta anos, a produção solar diminuiu ligeiramente: irradiou menos calor. Nós podemos medir a atividade solar com muita precisão a partir da Terra, ou da órbita acima dela, por isso é difícil ignorar a discrepância entre os fatos e o argumento cético de que o sol está causando o aumento nas temperaturas.

Figura: Radiação Solar Total  (RST) de 1880 a 1978, por Solanki. RST de 1979 a 2009, pelo PMOD (Observatório de Davos, Suíça).

Mas se a radiação solar estabilizou ou mesmo diminuiu, então o que está causando o aquecimento nos outros planetas? Eles estão aquecendo de fato?

Os planetas e luas que alguns consideram que estão aquecendo são apenas oito entre dúzias de grandes corpos celestes. Alguns, como Urano, podem estar esfriando. Todos os planetas externos à Terra têm órbitas muito maiores, de modo que qualquer mudança climática sobre eles pode ser sazonal. Saturno e suas luas levam 30 anos terrestres para orbitar o sol, portanto três décadas de observações equivalem a apenas 1 ano Saturniano. Urano tem uma órbita de 84 anos e uma inclinação axial de 98°, por isso suas estações são extremas. Netuno ainda não completou uma única órbita desde sua descoberta em 1846.

Este é um resumo dos planetas que os céticos dizem estar passando por uma mudança climática:

  • Júpiter: a ideia de que Júpiter está aquecendo está, na verdade, baseada em estimativas, já que de fato nenhum aquecimento tem sido observado. Modelos  climáticos preveem aumento de temperatura ao longo do equador e resfriamento nos polos. Acredita-se que essas mudanças serão catalisadas por tempestades que se fundirão em uma super-tempestade, reduzindo a capacidade do planeta de misturar o calor. Os argumentos céticos têm ignorado o fato de que esse não é um fenômeno que tenhamos observado, e que as forçantes modeladas são os movimentos de tempestades e poeira, e não as alterações na radiação solar. 
  • Marte: a ideia de que Marte está aquecendo vem de uma lamentável confusão entre tempo e clima. Com base em duas imagens tiradas com 22 anos de diferença, foram levantadas hipóteses que se mostraram não confiáveis. Atualmente, não há evidências para afirmar que Marte está aquecendo de fato.
  • Netuno: observações de mudanças da luminosidade na superfície do planeta e de sua maior lua, Tritão, foram consideradas como indicativo do aquecimento causado pelo aumento na atividade solar. Na verdade, a luminosidade se deve às mudanças das estações do planeta, que são muito lentas. O verão está chegando no hemisfério sul de Netuno, trazendo mais luz solar, como acontece a cada 164 anos.
  • Plutão: o aquecimento apresentado por Plutão não é bem compreendido. Suas estações são as menos conhecidas: só as conhecemos para um terço da sua órbita que é de 248 anos, além do planeta nunca ter sido visitado por uma sonda espacial. A 'evidência' de mudança climática partiu de apenas duas observações feitas em 1988 e 2002. Isso é equivalente a observar o clima da Terra por apenas três semanas do ano. Várias teorias sugerem que sua órbita altamente elíptica pode ter um papel importante, assim como o grande ângulo de seu eixo rotacional. Um artigo recente sugere que o comprimento da órbita de Plutão é um fator-chave, assim como em Netuno. A luz solar em Plutão é 900 vezes mais fraca do que na Terra.

Declarações de que os planetas estão aquecendo devido ao aumento da atividade solar estão claramente erradas. A radiação solar tem diminuído nas últimas décadas. Somente Plutão e Netuno estão apresentando aumento no brilho atmosférico. O aquecimento atribuído a outros planetas permanece infundado. 

Refutação básica escrita por GPWayne

 

Última atualização em 1 de Agosto de 2013 por gpwayne. Veja os Arquivos

Argumentos relacionados

Leitura suplementar

Agradecimentos

Muito obrigado a John Cross por ter sido o primeiro a trazer o assunto sobre as mudanças climáticas em Júpiter e, na sequência, ter localizado muitos estudos a respeito.

 

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2018 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us